2 de maio de 2014

Uma visita a Maracangalha

"Maracangalha parece estar parada no tempo"



Professor leciona para os filhos dos outros e ‘esquece’ do seu, certo? Errado! Mesmo sem muito tempo, tenho dedicado momentos para colaborar com o ensino-aprendizado do meu filho Daniel Barreto. E seguindo a formação de baianidade desde o nascimento em 2009, hoje fomos conhecer Maracangalha, famosa pelos versos do artista Dorival Caymmi.

Aproveitando o centenário do artista, que encantou e divulgou a velha Bahia para todo o mundo através das suas lendárias canções, aproveitei o feriadão para apresentar Dorival Caymmi a Daniel de apenas 04 anos. O método é simples, mas o aprendizado é garantido: ouvimos algumas músicas no youtube, assistimos a alguns vídeos falando sobre o mestre Caymmi e depois partimos para a aula de campo.

A visita ao povoado de Maracangalha foi acompanha da canção de 1957, que leva o mesmo nome. Confirmei na prática o excelente texto da escritora Cátia Garcez, que certa vez escreveu sobre Maracangalha e originalmente publicada neste blog. Foi fácil chegar. Próximo a Candeias, embora seja distrito de São Sebastião do Passé. Difícil foi acreditar no abandono que vi. A estrada de acesso a Maracangalha está praticamente destruída. Assim que chegamos, a Usina Cinco Rios totalmente esquecida. As ruínas seguem em curso. As duas torres resistem ao tempo e são o símbolo da localidade.

Maracangalha parece estar parada no tempo. Pacata, povo simples e algumas casas preservam o passado. Encontramos uma placa, na praça principal, do Colégio Estadual Polivalente de Candeias exposta recentemente em homenagem ao centenário de Dorival Caymmi. Daniel adorou o contato com a linha de trem e correr atrás das galinhas. Poucas crianças brincavam na grama verde do jardim em formato de violão. Se Anália dificultou ir com Caymmi a Maracangalha, Janaína foi à fotógrafa da aula de campo. Ficou perplexa com a riqueza em ruína. Já Daniel me bombardeou de perguntas: - porque a Usina tá abandonada, papai? A Usina faz o que? Cadê o trem?

A visita foi maravilhosa, mas de fato o Distrito merecia mais. Talvez um belo festival de música. Que tal transformar aquela velha usina abandonada em um belo museu? Escolas de toda a Bahia visitando, guias com respostas na ponta da língua. Hotéis, pousadas, passeio rural, cavalgadas, trilhas, exibição de vídeo em praça pública... Quando é mesmo que vamos começar a investir e aproveitar nosso potencial artístico, histórico e cultural? Eu fui a Maracangalha e percebi que o esquecido e o famoso Distrito merece muito mais do que uma bela canção. 
 
Portal a beira da Ba 512, que dá acesso a Maracangalha


Estrada de acesso a Maracangalha precisa ser revitalizada
Usina de açúcar Cinco Rios responsável durante 75 anos pela economia do Distrito.
Maracangalha resiste ao tempo: vida simples e pacata

Texto Recomendado: 

INTERESSANTE:  Dorival Caymmi explica como compôs a música Maracangalha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.